Muitas coisas podem arranhar sua imagem no trabalho, e vestir-se de maneira inadequada é uma delas. Escolher uma roupa que faça seu estilo, seja confortável para um dia corrido e, ao mesmo tempo, não "brigue" com seu ambiente profissional é uma tarefa delicada.
Para descomplicar essa decisão importante, vou dar dicas mostrando o que é "in" e "out" quando o assunto é o que vestir para trabalhar.
CONHEÇA SEU AMBIENTE
A regra número um é básica: saiba exatamente qual é o dress code da área em que trabalha. Em bancos, no mercado financeiro e em ambientes ligados ao poder judiciário, por exemplo, o código de vestir invariavelmente é formal. O que significa tailleur, terninho ou vestido combinado a paletó, desde que sejam feitos do mesmo tecido ou tenham texturas parecidas.
O dress code semi-formal aparece em multinacionais e escritórios que lidam com clientes corporativos. Uma calça de sarja já é vista com mais naturalidade. Quando precisar de um toque de seriedade, aposte em um paletó (ou jaqueta, ou cardigã, ou colete) de bom corte.
Já as mulheres ligadas às artes são aquelas que têm mais liberdade na hora de combinar as peças. O jeans é a peça-chave e pode até vir em uma versão mais rocker, como com rasgos.
ATUALIZANDO O LOOK
Não pense que seriedade tem a ver com abrir mão da personalidade ou da feminilidade. Nas últimas temporadas de desfiles vimos um resgate da alfaiataria feminina, com peças de cortes retos, mas com um toque de frescor, como um casaqueto mais curto. Invista em um vestido de comprimento médio, com decote discreto e feito de um bom tecido combinado a uma sapatilha. É uma maneira de ser feminina na medida, sem fugir à adequação de um ambiente mais sério.
SÉRIA SEM SER CARETA
Para minhas amiguenhas advogadas que precisam trabalhar todos os dias de tailleur, dá para acrescentar toques de personalidade usando acessórios. No lugar do scarpin de bico fino de todos os dias, opte por uma sandália de tiras grossas. Há ainda os colares com pedras, os brincos discretos, as pulseiras de materiais naturais. O truque é variar esses elementos sem ter medo e sem exageros.
Toque de cor em bolsa, colar que se destaca e sandália de tiras grossas e salto quadrado: os acessórios que tiram a produção do sério, sem derrapar na informalidade
USE ESTAMPAS E CORES A SEU FAVOR
A base do look deve ser sempre neutra, com variações entre tons claros e escuros. Vale branco, cru, cinza, azul-marinho , que é uma escolha mais moderna, ao invés do preto. A partir daí, para uma pitada de alegria e personalidade, brinque com estampas e cores fortes em peças menores, como tops, cintos, colares, lenços e bolsas. Prefiras sempre as estampas mais discretas.
Na hora de escolhê-los, pense no conforto. Se o sapato tem salto fino, cuide para que ele não seja alto demais. Se você não dispensa centímetros a mais de maneira alguma, escolha os saltos mais grossos, quadrados. Outro acessório poderoso é o colar, que ilumina o rosto e pode ser de comprimentos e materiais variados. As pulseiras não são proibidas, mas é preciso estar alerta para não deixá-las atrapalhar a sua concentração ou a do colega ao lado se fizer muito barulho na hora em que você está digitando ao computador. Nada de momento "NÉM" gente, o "COLEGA" não merece!!!
Gostei muito das dicas!
ResponderExcluirBjs,