Li uma reportagem muito interessante sobre esse tema que afeta a maioria de nós, mulheres, e não pude deixar de compartilhar com vocês. Sim, o assunto é TPM e atire um comprimido de 'Neusa' quem nunca passou por ela!!!
A ginecologista e obstetra Carmem Lucia Athayde, da Comissão de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio, destaca que a TPM é muito mais que apenas 'tensão'. São mais de 150 sintomas psíquicos, somáticos e comportamentais que caracterizam a síndrome.
Segundo ela, a síndrome pré-menstrual é constituída por sintomas que ocorrem repetidamente na segunda metade do ciclo e, muitas vezes, nos primeiros dias da menstruação. A intensidade dos sintomas interfere com alguns aspectos da vida da mulher, como o convívio familiar, atividades profissionais e vida social. Nos casos onde sintomas como raiva, irritabilidade e tensão são proeminentes, pode-se diagnosticar uma forma mais severa da síndrome designada como distúrbio disfórico pré-menstrual.
A médica alerta que devemos experimentar um período livre de sintomas logo após a menstruação. Se os sintomas não passarem, não pode ser diagnosticada a TPM, Segunda ela, algumas desordens psiquiátricas podem ser confundidas com a síndrome, principalmente a depressão, por apresentar reações comuns, como choro fácil, diminuição da autoestima, falta de iniciativa e isolamento. Ela recomenda que a mulher mantenha um registro diário dos sintomas, para que um especialista possa fazer o diagnóstico correto.
Identifique o Tipo da sua TPM e previna-se!!!
TIPO A
Principais sintomas: ansiedade, irritabilidade e oscilações do humor.
Alimentos que devem ser evitados: café, refrigerantes à base de cola, laticínios, chocolate e álcool.
Alimentos que podem ajudar: aqueles ricos em vitamina B6. O nutriente é relacionado à produção de serotonina, substância gerada por nosso corpo e responsável pela sensação de bem-estar. Pães à base de farinha integral são uma ótima fonte de vitamina B6.
Exercícios indicados: ioga e alongamento.
TIPO C
Principais sintomas: compulsão por açúcar, fadiga e dor de cabeça.
Alimentos que devem ser evitados: açúcar, chocolate, álcool e frutas muito doces.
Alimentos que podem ajudar: Para cortar aquela vontade louca de comer um docinho, opte por algum carboidrato complexo agregado a uma proteína, como uma fatia de pão integral com peito de peru.
Exercícios indicados: caminhada, natação ou hidroginástica.
TIPO D
Principais sintomas: depressão, confusão, insônia e perda de memória.
Alimentos que devem ser evitados: laticínios e álcool.
Alimentos que podem ajudar: Embora, em geral, a cafeína seja contra-indicada para quem sofre de TPM, ela pode ajudar a levantar o astral de mulheres que ficam muito deprimidas, graças às suas propriedades psicoativas. Uma xícara de café dá uma boa reanimada, mas não vale ficar dependente desse recurso e tomar baldes de expresso ao longo do dia.
Exercícios indicados: atividades aeróbicas em grupo, como dança ou lutas marciais.
TIPO H
Principais sintomas: inchaço, ganho de peso e seios doloridos.
Alimentos que devem ser evitados: sal e laticínios.
Alimentos que podem ajudar: frutas com bastante água, como melancia, melão e tangerina. Tomar água-de-coco também é ótimo.
Exercícios indicados: caminhada, natação ou hidroginástica.
Poxa vida, qta informação, eu normalmente fico mto carente e triste...
ResponderExcluirObrigda e um otimo final de semana
=D
Com certeza eu sou do tipo A!
ResponderExcluirUm perigo!
rs
beijokas e bom fds!
www.opacomprei.blogspot.com
Acho que tenho os tipos de A a Z! rsrs
ResponderExcluirBoa pesquisa!
Bjos
também tenho de A a Z! alternados ou simultâneos!!! É o caos...
ResponderExcluirgostei muito artigo... vou guardá-lo...
ResponderExcluirOi! Super legal essa matéria! Descobri que tenho os tipo c e H, por que é claro, um só é pouco, né?
ResponderExcluirSono, dor de cabeça insuportável que nenhum remédio tira e um desejo por comer doces que parece que to até com hipoglicemia! dá até um mal estar!
E fico inchadinha tb!!!! Dores que vão do meio das costas até as plantas dos pés! nossa, mulher sofre mesmo, heim?!
hahahahaha
Eu tbm tenho todos os sintomas de A a Z , é uma luta todo mês...
ResponderExcluir