sexta-feira, 8 de julho de 2011

Arrumando: a Cozinha

Você vive em um 'apertamento' ou casa que não tem mais espaço para guardar nada??? Você vive se planejando para dar aquela limpeza geral e acabar com a bagunça sempre que muda a estação??? Se as respostas anteriores forem "SIM", vem comigo!!! A partir de hoje, vamos dar algumas dicas de arrumação que podem deixar a sua casa mais organizada e, aparentemente, maior.

Atualmente, o mercado está praticamente inundado com móveis, utensílios e acessórios que podem tirar o máximo de proveito do espaço disponível. Sei que na teoria tudo é muito bonito, porque sempre sofro na prática. Meu armário está abarrotado de coisas e desanimo (um pouquinho) na hora de comprar coisas novas. 

Recomendo que antes de qualquer arrumação, seja lá em qual cômodo for, você se livrar de tudo que não serve mais!!! Recolher livros que não usa mais, roupas, sapatos, panelas, cremes com validade vencida e tudo mais que encontrar. Deixe apenas o que for útil (se ficar com pena pensa que o visual dos seus armários ficará mais "fashion" (kkkk... ora, eles tb tem esse direito).

Vamos começar falando sobre um espaço que requer muita organização, por ter muita coisa para guardar. Mantimentos, talheres, panelas, copos, potes, livrinhos de receitas; vamos ver no que da para melhorar o visual da sua cozinha. O segredo é otimizar os espaços (quando dá). Como minha cozinha é planejada (POR MIM), tive que adaptar os móveis e organizar tudo com a maior praticidade possível.

TALHERES

O ideal é que os talheres sejam guardados perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. A comida não pode ficar no fogo queimando enquanto você procura uma concha ou uma colher de pau. 

Inicialmente, como não sabia onde guardar os talheres, comprei aquelas divisória de gavetas (na revistinha da Avon), mas não ficou como eu queria. Copiei a idéia de mamys e corri na lojinha de R$ 1,99 para comprar um porta talher grande para colocar no meu gaveteiro. Comprei 2, que couberam direitinho, um ao lado do outro. Gostei muito mais e os talheres ficam sempre arrumadinhos nesses espaços, não tem erro!!

Já os talheres maiores, que usamos no momento "Ana Maria Braga" e na hora de servir o papá, deixei pendurados sob a pia. Outra opção é usar alguns potes sem tampa (bóbvio) ou vasinhos, que além de organizar, decoram seu ambiente. 

 


MANTIMENTOS

Devemos ter muita cautela na hora de guardá-los. Produtos com data de validade, merecem uma atenção maior. Não esqueça de, a cada ida ao mercado para reposição da dispensa, passar para frente os produtos que estão atrás, dando atenção ao prazo de validade.

Alimentos a granel podem ser acondicionados de modo seguro e higiênico em potes de vidro ou vasilhas de plástico, devidamente rotulados. Você pode usá-los em prateleiras ou armários.

Outra dica é deixar bebidas na parte de baixo, porque latas e garrafas são embalagens que já vêm mais sujas do supermercado. E como também são pesadas, se cair, o estrago não será tão grande. Os produtos "nobres" (amêndoas e patês), vão para a prateleira de cima, por não serem itens do dia a dia. No meio, bem ao alcance das mãos, vale dispor os biscoitos, os salgadinhos e outras guloseimas, o macarrão.

Não se esqueçam do "cantinho dos abertos", que precisa ficar totalmente à vista para que tudo que está em uso fique junto, como o tempero e o cereal. Além de evitar o desperdício, você sabe o produto que têm antes mesmo de abrir outra embalagem.

Para os produtos de limpeza, as dicas são bem parecidas. Os pesados, como água sanitária e cloro, devem ficar na parte interior do armário. Se cair, não vai manchar nem estragar nada. Dividir em compartimentos também vale como recurso. Dá para jogar os sabonetes num vaso de vidro (ou entre as toalhas de banho para dar aquele cheirinho), arrumar papéis higiênicos numa bacia e aproveitar as bolsas ecológicas para manter os panos de prato.




LOUÇAS

Quanto mais compro, mais quero!!! Sempre com um estoque maior que o uso (para quando recebemos visitas), copos, pratos, panelas, canecas e demais utensílios ocupam sempre muito espaço. O maior dilema são as tampas das panelas, nunca sei onde colocar, sempre acabo amontoando tudo.

Aí peguei a idéia no "Tio Google" desse suporte de tampa de panelas, em madeira. Acho que consigo adaptar uma divisória de pratos mesmo ou encontrar esse modelo na Etna ou na Tok Stok, vou procurar. As panelas e tabuleiros vou encaixando um dentro do outro, como de costumo.

Outra idéia e o uso das prateleiras para organizar as louças do dia a dia. O problema é mantê-la arrumada e limpa. As prateleiras abertas acumulam mais poeira e recomendo para as Belusquetes mais organizadas, se não é o seu caso, opte por uma portinha. Lá em casa guardo a louça no armário acima da pia. 

Por hoje é só!! Aguardem as próximas dicas - ah, podem sugerir!!!







    2 comentários:

    Olá Belusquetes!!! E aí, o que acharam do POST??? Deixe sua crítica, opinião ou sugestão!!! Serão sempre bem vindas!!!
    Comenta aí vai!!!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...